terça-feira, 25 de junho de 2013

MMX sobre cerca de 15% e Bovespa fecha em alta

Ibovespa subiu 2,02%, para 46.893 pontos.
Ações subiram com notícias de que há interessados na mineradora de Eike.

Da Reuters
A Bovespa fechou em alta nesta terça-feira (25), após as fortes perdas recentes, ajudada por comentários de autoridades dos bancos centrais que aliviaram preocupações sobre aperto de crédito na China e rápida interrupção de medidas de estímulo monetário.

O Ibovespa subiu 2,02%, para 46.893 pontos.
Na semana, as ações têm queda de 0,35% e no mês, de 12,36%. No ano, a desvalorização é de 23,07%.
A MMX liderou os ganhos do Ibovespa, subindo cerca de 15% após a imprensa brasileira noticiar que a mineradora suíça Glencore Xstrata, o banco BTG Pactual e a holandesa Trafigura estão interessados em ativos da mineradora de Eike Batista.
Recuperação técnica
"Estamos vendo uma recuperação técnica, já que os temores das pessoas sobre liquidez reduzida nos Estados Unidos e na China acalmaram um pouco", disse o economista Rafael Morsch, da Zenith Asset Management. "Mas não acho que será uma recuperação sustentada para a Bovespa. A bolsa tem muito espaço para cair ainda mais porque nós ainda temos grandes problemas (macroeconômicos) no Brasil e muitas companhias vão sofrer", acrescentou.
A melhora de humor de investidores ganhou força depois que o Banco Popular da China informou que ajudará com dinheiro qualquer banco que enfrentar escassez temporária, e já deu crédito a algumas instituições.
Mais cedo, o vice-presidente da divisão de Xangai do BC chinês, Tao Ling, disse que a instituição irá "estabilizar as expectativas do mercado e orientar as taxas de juro de mercado para níveis razoáveis".
"A grande preocupação é com o crescimento da economia chinesa e se eles terão um aperto monetário por lá ou não. Esses comentários hoje trouxeram alívio, sinalizam que eles não terão movimentos muito bruscos por lá", disse o analista Felipe Rocha, da Omar Camargo Corretora.
Além disso, duas autoridades do Federal Reserve, banco central dos EUA, minimizaram na véspera a percepção de um fim iminente do estímulo monetário no país.
Ações
A petrolífera OGX e a empresa de logística LLX, também do grupo de Eike, ficaram no campo positivo.
Em sentido oposto, os bancos Bradesco e Santander Brasil caíram na sessão e estavam entre as principais influências negativas para o Ibovespa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário